quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

OS VÍRUS

     Os vírus não estão incluídos em nenhum dos reinos de seres vivos. São considerados fragmentos ou partículas que só se manifestam quando parasitam células vivas. São considerados seres vivos, embora não apresentem organização celular e só se reproduzem quando estão dentro de uma célula hospedeira, que é destruída quando se ciclo reprodutivo se completa. 

Estrutura dos Vírus 
      Os vírus são formados basicamente por um envoltório ou cápsula protéica, que abriga o material genético. Esse material pode ser uma molécula de ácido nucléico de DNA ou RNA, nunca dos dois juntos, como ocorre nos demais seres vivos. Os vírus são extremamente pequenos, sendo visíveis apenas ao microscópio eletrônico. 

Reprodução dos Vírus 
     O vírus adere à célula-alvo e introduz seu material (ácido nucléico) no citoplasma da célula-alvo. O ácido se multiplica e forma novas cápsula protéicas. O material genético viral multiplicado é então encapsulado e a célula-alvo destruída, liberando para o meio os vírus formado. 

Vírus Bacteriófagos 
     Um tipo muito especial de vírus que tem merecido a atenção dos cientistas modernos é o dos bacteriófagos. Eles são inofensivos aos animais superiores, mas são, ao contrário, terríveis destruidores de certas cepas bacterianas. O bacteriófago T2, por exemplo, é parasita implacável da Escherichia coli, bactéria comum no intestino humano, às vezes causando diarréia. 

Doenças causadas por Vírus 
     Como já vimos, os vírus são estruturas químicas de ácido nucléicos e proteínas. São parasitas intracelulares capazes de se reproduzirem no interior das células, utilizando para isso o metabolismo dessas células. Um só vírus pode provocar várias manifestações clínicas, e uma única doença pode ser causada por mais de um vírus. 

Caxumba: doença transmissível que consiste na inflamação das glândulas parótidas. O contágio se dá através de gotículas de saliva. É freqüente em crianças; no entanto, pode trazer complicações quando ataca adultos, principalmente de sexo masculino, resultando, às vezes, as esterilidade. Sua profilaxia é feita através da vacinação. Contra a caxumba, a imunização é definitiva. 

Poliomielite: doença muito grave, causada por vírus; é mais comum em crianças menores de dois anos. Em alguns casos, nada de grave acontece; outras vezes, no entanto, a doença pode evoluir, causando atrofias musculares e paralisia de membros. Sua profilaxia é feita através da vacina Sabin, aplicada em três doses, com mais duas doses de reforço. 

Rubéola: virose benigna que ataca principalmente crianças, provocando inchaço dos gânglios linfáticos do pescoço e manchas na pele. É muito perigosa se contraída por mulheres no início da gravidez, pois seu vírus atravessa a placenta e pode provocar deformações no embrião; é transmitida por gotículas de saliva. A sua profilaxia é feita através da vacinação. 

Sarampo: virose grave e altamente contagiosa, que ataca principalmente crianças de até dez anos. A contaminação se dá através da eliminação do vírus pelas vias respiratórias da pessoa infectada. A vacina contra o sarampo imuniza de modo permanente. 

Catapora ou Varicela: virose leve, transmitida pelo contato direto com pessoas infectadas ou através de gotículas de saliva. Para evitar o contágio, deve-se ficar afastado de portadores da doença. 

Raiva ou Hidrofobia: virose que ataca o sistema nervoso, quase sempre fatal se não for tratada imediatamente. É transmitida pela saliva ou mordida de um animal infectado; por isso, deve-se vacinar os animais. Se houver mordida, deve-se confinar o animal para verificar se ele está contaminado e para fazê-lo tomar o soro e a vacina anti-rábicos. 

Febre amarela: virose transmitida de pessoa a pessoa pelo mosquito Aedes aegypti. Tem curta duração e, em 10% dos casos, leva à morte do doente. A vacinação antes de entrar em regiões endêmicas e indispensável para evitar a contaminação. 

Hepatite viral: é uma virose que ataca o fígado. O vírus da hepatite passa das fezes da pessoa contaminada para a boca do indivíduo são, através de alimentos e objetos contaminados; também pode haver transmissão por moscas e agulhas de injeção não-esterilizadas. A prevenção consiste na higiene pessoal e no isolamento do doente. 

Dengue: virose causa pela picada do Aedes aegypti (o mesmo transmissor da febre amarela). A doença se apresenta sob duas formas: benigna e hemorrágica (que é uma forma mais rara; porém, pode ser fatal). A prevenção se faz com o combate ao mosquito e às suas larvas, evitando-se água parada em vasos, pneus e outros recipientes. 

Gripe: doença sistêmica, pois provoca mal-estar generalizado em todo o organismo, com febre e dores no corpo, especialmente na cabeça e nas costas. Atinge principalmente as vias aéreas superiores, causando espirros, tosse, coriza e obstrução nasal. A transmissão ocorre através das gotículas eliminadas pelas vias respiratórias e pela boca. Recomenda-se para o tratamento apenas bastante repouso, boa alimentação e ingestão de muito líquido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário sobre esta postagem...

Oportunidade

Adsense