sábado, 21 de janeiro de 2012

CAMILO CASTELO BRANCO

     CAMILO CASTELO BRANCO (Lisboa-Portugal, 1825 – S. Miguel de Seide – Portugual, 1890) Órfão de pai e ma, recebe os primeiros ensinamentos do padre Azevedo, seu tio. Freqüenta a Escola Médica e a Academia Politécnica do Porto. Temperamento atribulado, perde anos de estudos em Coimbra e alista-se entre os guerrilheiros miguelistas da rebelião conhecida por Maria da Fonte. Dedica-se à literatura, tornando-se um novelista genial e o mais fecundo escritor português. 
     A biografia de Camilo ajuda na explicação de muitos pontos fundamentais de sua obra. A bastardia, a orfandade, a sedução, o abandono da mulher seduzida, o conflito dos apaixonados com os preconceitos sociais, o casamento por conveniência, o anticlericalismo são alguns dos temas da obra camiliana. A biografia explica, ainda, a geografia da novela de Camilo: O Minho, a região oeste de Trás-os-Montes, o Porto e seus arredores. Sua obra é vastíssima merecendo destaque: Amor de Perdição. Segundo Unamuno, esta obra é “a novela de paixão amorosa mais intensa e profunda que se tenha escrito na Península”. Foi escrita em quinze dias, durante o tempo em que o escritor esteve preso na cadeia da Relação do Porto, por crime de adultério. Outra novela passional: Carlota Ângela. 
     Camilo tende também para a novela de terror: Mistérios de Lisboa, Livro Negro do Pe. Dinis. Entre as muitas outras obras que Camilo nos deixou destacam-se: A Doida do Candal, A Filha do Arcedíago, Memórias do Cárcere, O Bem e o Mal, Novelas do Minho, Romance dum Homem Rico (para citar apenas alguns). A trilogia camiliana, publicada em 1856, é formada pelos livros: Um Homem de Brios, Memórias de Guilherme do Amaral e Onde está a Felicidade?. 
     Sendo contemporâneo do movimento libertador do Brasil revela em seus escritos a revolta de Portugal contra o nosso país. No final de sua carreira literária, as obras apresentam características que revelam uma tendência para o Realismo. Escreve, então, Eusébio Macário, A Corja, A Brasileira de Prazins, Os Brilhantes do Brasileiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário sobre esta postagem...

Oportunidade

Adsense